Medidas de Desratização
Métodos Mecânicos
Para camundongos é eficaz o uso de ratoeiras tradicionais (quebra-costas) uma vez que, sendo neófila, a espécie é pelas novidades no ambiente. Ratoeiras colantes, embora muito cruel, têm sido utilizados em armazéns e estabelecimentos que comercializam alimentos.
Métodos Químicos
Os rodenticidas anticoagulantes crônicos, á base de hidroxicumarina, são utilizados para controle químico de camundongos em edificações, porem, a estratégia de aplicação deve ser cuidadosamente observada para obtenção de resultados. Depois de adequada inspeção, detectar os locais de passagens e vestígios e dispor a isca de modo a dividir o conteúdo em pequenas porções, colocado sempre próximas uma da outra. O raticida na formulação pó de contato traz resultados para camundongos, quando associados a um atrativo. Por ser espécie intradomiciliar, o uso de rodencida deve ser acompanhado de orientação às pessoas que vivem no local tratado, visando sua segurança e evitando eventual consumo do produto pelas populações animais. Acompanhamento e inspeção posterior ao tratamento são fundamentais para avaliação da necessidade de repasses até o controle total da área.
IMPORTANTE
spray - é necessário desocupar o local por um prazo de 04 (quatro) horas
massa - não e necessário desocupar o local
Gel - Oferece segurança, conforto e comodidade, pois não é preciso deixar o local (residência ou trabalho). Pode ser aplicado a qualquer hora e é muito eficiente na dedetização contra baratas e formigas. Não tem odor e é quase invisível após aplicação. O produto tem efeito dominó, contaminando toda colônia.Está á disposição do cliente a dedetização com massa e gel, sendo que o gel só resolve para baratas e formigas pequenas e não aumenta no custo se for realizado só na cozinha e banheiros, caso o cliente desejar dedetizar o local com gel por inteiro ele pode fazer a sua escolha com o mesmo valor cobrado pela dedetização com massa, o cliente também pode optar pela dedetização mista com gel, massa e spray (consulte atendente para maiores informações) e importante salientar que, a dedetização sendo ela spray, massa ou gel é muito eficaz contra insetos rasteiros e/ou voadores.
Nossos produtos possuem um largo espaço de ação, elevado poder de choque e longo período de efeito residual, o que aumenta o intervalo entre as aplicações mantendo as pragas bem distantes
Visando a segurança e tranqüilidade de nossos clientes, os produtos possuem baixa toxicidade para o homem, aves e animais domésticos, o que descarta a possibilidade de longos períodos de ausência dos locais imunizados.
Origem e Distribuição
Camundongo é o nome popular, mas comum dado aos pequenos roedores domésticos, da espécie Mus Músculos. São também conhecidos como Camundongo, catita, muricha e outras denominações regionais. A espécie Mus músculos é comensal ao homem e suas origem remota à Ásia. Ter-se diferenciado no próximo Oriente ou ainda, mas ao Leste, tendo depois migrados para o Ocidente durante o período Neolítico, acompanhado o homem à medida que este construía seus abrigos e habitações e acumulará colheitas de cereais. Chegou à América no século XVII e ainda devido à ação humana, teve a oportunidade de ser alastrado por todo o mundo, sendo encontrado em praticamente todas as regiões climáticas e geográficas.
Biologia e Comportamento
Atualmente, o camundongo é bastante encontrado nos espaços urbanos, vivendo em proximidades estreita com o homem, por ter hábitos marcadamente intra domiciliares. Por porte pequeno, cerca de 10 a 25 gramas, possuindo orelhas salientes em relação à cabeça. Possui cauda afilada, medindo entre 7 a 11 cm. Sem membranas interdigitais. A maturidade sexual ocorre entre 42 e 45 dias de vida e o período gestacional é de 19 dias, com alto potencial reprodutivo. Em cada ninhada (5 a 6 anuais) nascem de 3 a 8 filhotes. A vida média de um indivíduo e de 12 meses. Os camundongos têm grande capacidade de marcar território através do odor e diferenciar odores muitos próximos. Vivendo em pequenos grupos familiares territoriais e seu raio de ação é de 3 a 6 metros. Bastante ágil e irrequieto, tem características neofílica. Isto significa que pode percorrer de 20 a 30 locais por noite, tocando rapidamente um alimento e já partindo em busca de outra porção, favorecendo a contaminação e estragando, mas os alimentos do que se alimentando propriamente. É espécie onívora, tendo preferência por cereais, e sua capacidade de ingestão é de 3 gramas ao dia. São hábeis escaladores, podendo saltar de uma altura de 30 cm. Camundongos jovens são capazes de transpor aberturas menores que 10 mm… Abrigam-se em móveis, despensas, frestas, orifícios e vãos de paredes. Costumam construir seus ninhos no fundo de gavetas e armários não muito utilizados, depósitos de guarda de materiais, interior de estufas de fogões e áreas externas onde há criações de animais domésticos. Neste caso podem cavar no solo tocas de pequena profundidade. O porte pequeno e as características dos abrigos facilitam a dispersão passiva da espécie, através do transporte e introdução de embalagens de materiais ou alimentos para o interior de edificações, tornando-se importantes pragas de interiores, passando despercebidos por longo período, sendo despercebidos por longo período, sendo notados quando a infestação já estiver estabelecida.
Agravos
Por suas características morfológicas e hábitos estritamente domésticos, os camundongos não causam a mesma repulsa que os ratos maiores, sendo até tolerados. Entretanto, causam prejuízos econômicos importantes, uma vez que uma roedura em uma embalagem de alimento requer sua inutilizarão, para evitar riscos de contaminação por fezes ou urina do animal. A espécie Mus Músculos tem potencial de transmissão de agravos à saúde humana como os causados por Rua norvegicus e Rua ratos, embora não haja estudos e estatísticas significativas a respeito.
Controle
Como para as demais espécies de roedores comensais, o controle de camundongo, requer a convergência das medidas de ANTIRATIZAÇÃO E DESRATIZAÇÃO. Da mesma forma que os ratos maiores, a espécie M. Músculo possui extremas habilidades naturais e alta capacidade de adaptação ao meio, o que dificulta seu controle. Para melhor eficácia deste, faz-se necessário uma inspeção rigorosa na área de suspeita, visto que os sinais e vestígios não são tão evidenciados, exceto nas altas infestações. Tanto as trilhas como as pegadas são de difícil observação, assim como as manchas de atrito corpóreo são bastante discretas. Deve se observar a presença de pelos restos de alimentos, fiapos de pano, papel roído e outras roeduras próximas aos abrigos, mas comuns e no ambiente como um todo, para verificação dos caminhos percorridos. É aconselhável fazer um croqui da área, marcando os pontos onde podem ser encontrados vestígios.
Medidas Preventivas (Antiratização)
Limpeza rigorosa dos locais de preparo e customização de alimentos, diariamente, antes do anoitecer, para qualquer tipo de edificação.
Controle dos resíduos alimentares, através de limpeza e higiene diárias. Os pequenos restos de alimentos permitem a manutenção da infestação por camundongos, visto que o consumo da espécie é mínimo.
Acondicionamento do lixo em recipientes adequados, principalmente em locais de preparo e manipulação de alimentos.
Armários, dispensas e outros locais onde são armazenados os alimentos devem ser organizados, e mantidos em embalagens adequadas, a prova de roedores.
Deve-se evitar a guarda de materiais invisíveis ou entulhos em depósitos e armários, visando impedir o abrigo dos camundongos.
O transporte de materiais antes de adentrar a edificação (embalagens de alimentos, papel e materiais de construção) deve ser inspecionado em local aberto, evitando a entrada de ninhadas ou exemplares que possam causar infestação.
Os sacos ou fardos de alimentos estocados em depósitos devem ser depositados sobre estrados das paredes para permitir que inspeções por todos os lados.
As instalações para animais devem ter o manejo zootécnico adequado em zonas rurais, com destinação adequada de dejetos, estocagem e armazenamento de ração. Nas áreas residenciais, a criação de animais domésticos (cães e aves) é grande favorecedora de proliferação de camundongos. Devem ser adequadamente limpos e higienizados. Devem-se retirar os alimentos à noite e controlar o arroamento de modo a não permitir que restos permaneçam à disposição dos roedores.
Todos os acessos para a edificação, como vãos de porta e aberturas para ventilação, entrada de condutores. As telas devem ser de malha metálica e de 6 mm.